A sociedade vem sofrendo com a grande demanda de informações e
essa exigência crescente conduz ao paradoxo que é bastante conflituoso, onde
cada vez mais se aprende e cada vez mais se fracassa na tentativa de aprender.
Pois o ensinar e aprender estão caminhando um distante do outro. Esse
conhecimento, diferente de antes onde era apenas dentro da escola, e o
professor era o detentor do conhecimento se tornou obsoleto e deixou de
ser realidade. Atualmente a informação está presente em tudo, onde estamos
convencidos de que conhecer as características que definem essas formas de
aprender não é apenas um requisito para as novas adaptações, criando assim
novos espaços que respondam a essas demandas e exigências ajudando a
transformar essa sociedade que dá a prioridade ao bem estar social e depois ao
conhecimento. A informatização do conhecimento tornou muito mais
acessível a todos os saberes, onde qualquer pessoa informaticamente
alfabetizada pode divulgar suas ideias, mas fundamentalmente sendo
necessárias as competências ora leitora e ou escritora. Formar cidadãos
para uma sociedade aberta e democrática requer dota-los de capacidade de
aprendizagem e de pensamento que lhes permitam utilizar as informações que
recebem e possam converter essas informações em conhecimentos claros, coerentes
e verdadeiros, assumindo assim uma postura realista, refletindo na
interpretação e construção de seu ponto de vista. No ritmo da
mudança tecnológica e científica que vivemos , não é
possível prever alguma mudança no conhecimento dos cidadãos, tanto o
aluno quanto o professor, que terão que enfrentar as demandas sociais
surgidas, se tornando aprendizes flexíveis, eficazes e autônomos, que estão
abertos a mudanças dotando de estratégias de aprendizagem adequadas através das
inovações, utilizando recursos tecnológicos, fazendo deles pessoas capazes de
enfrentar novas e improváveis demandas de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário